O mundo evoluiu muito nos últimos anos, principalmente quando falamos em transformações digitais. Graças aos avanços desse nicho, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) se tornou um assunto de grande relevância, impulsionado, inclusive, pela pandemia global da COVID-19.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Distribuição de Tecnologia e Informação (Abradisti), o setor de TIC teve um crescimento de 13% em 2020, com 23% apenas no setor de TI.
Além disso, segundo previsão de mercado da IDC (International Data Corporation), até 2024, 70% das empresas latino-americanas irão otimizar suas operações para melhor executar estratégias digitais.
Essa tecnologia, cuja sigla significa Tecnologia da Informação e Comunicação, inclui todos os recursos responsáveis por otimizar processos e oferecer novos meios de se comunicar. Embora pareça ser feita apenas para grandes corporações, isso é um mito. As micro e pequenas empresas não só podem como devem investir em TIC para solucionar problemas, aumentar o desempenho e garantir melhores resultados.
Neste guia completo, você vai acompanhar tudo sobre este setor, sua importância e como ele pode trazer benefícios para empresas de todos os portes. Continue lendo para descobrir as vantagens da TIC e as melhores formas de aplicá-la em seu negócio!
O que é Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)?
A Tecnologia da Informação e Comunicação engloba tecnologias que servem como mediadoras para os processos de comunicação, que foram potencializadas graças à internet.
Essas tecnologias consistem em recursos de hardware, software e telecomunicações que oferecem automações ou outras funcionalidades que ajudam a otimizar a comunicação em empresas.
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Tenho interesseOu seja, uma variedade de dispositivos, aplicativos, redes e serviços de computação que permitem comunicação e podem ser usados em diversos segmentos, como indústria e até mesmo educação.
Por que os pequenos negócios devem apostar em transformação digital?
Alguns empresários ainda resistem às soluções tecnológicas por pensar que é preciso ter um orçamento alto para investir em TIC. Em primeiro lugar, você precisa saber que a maioria das ferramentas não exige um investimento alto e, ao mesmo tempo, ajuda a reduzir custos.
Além disso, o retorno é praticamente imediato. Isso porque elas automatizam processos e as tarefas mais operacionais, permitindo que os colaboradores se dediquem a atividades mais complexas. Dessa maneira, o nível de produtividade e eficiência da empresa inteira tende a aumentar.
Pensando na concorrência do mercado, as empresas que não apostarem suas fichas na transformação digital correm risco de vida. Afinal, as tecnologias estão entre as grandes responsáveis por garantir mais vantagem competitiva para o negócio.
Para que serve a Tecnologia da Informação e Comunicação?
A TIC serve como um elo para integrar e promover a comunicação entre pessoas ou setores, ou seja, essa área tem um papel fundamental para o desenvolvimento empresarial. Através dela, as organizações podem trabalhar remotamente e compartilhar informações independentemente de sua localização geográfica.
Além disso, a Tecnologia da Informação e Comunicação na educação também está em alta. Principalmente após o início da pandemia da COVID-19, no qual muitas escolas passaram a operar de forma remota.
Quais são as vantagens e desvantagens da TIC?
A evolução tecnológica e digital trouxe grandes mudanças para o mundo. Muitas empresas sabem da importância de investir nesse nicho e de se manter atualizadas no mercado. A Tecnologia da Informação e Comunicação, sem dúvidas, proporciona muito conforto, conveniência e otimização para as empresas. Explore mais!
Vantagens da Tecnologia da Informação e Comunicação
São os principais benefícios de adotar a TIC na rotina de casa, estudos, trabalho e empreendimentos:
1. Maior conectividade
As TICs proporcionam um grande avanço quando falamos de comunicação remota. Hoje em dia, é possível se comunicar por mensagens de texto, videoconferência e muitos outros meios de maneira instantânea.
2. Redução de custos
Uma grande dificuldade das empresas é encontrar maneiras de ter menos gastos. As TICs impulsionaram o crescimento de softwares de gestão que ajudam a aprimorar a comunicação da empresa.
Isso diminui os gastos do negócio relacionados ao deslocamento de funcionários, já que não é preciso viajar a outro estado ou país para realizar reuniões e, até mesmo, promover “eventos corporativos”.
Além de promover o uso da inteligência artificial para automatizar tarefas e processos, o que acaba diminuindo os custos das empresas com estruturas físicas, por exemplo.
3. Aumento de produtividade
Devido à possibilidade de comunicação instantânea, o contato entre os colaboradores da empresa ou membros de um time se torna simples. Ferramentas de videoconferência, por exemplo, tornam a troca de informações algo ágil e eficiente. Assim, é possível resolver problemas com mais agilidade, realizar reuniões ou editar arquivos independentemente de onde estiverem.
4. Otimização do relacionamento com o cliente
As TICs também proporcionam ferramentas que podem ser utilizadas diretamente no setor de atendimento ao cliente. Utilizar tecnologias que ajudam a otimizar a experiência do cliente com a marca é fundamental para manter uma boa relação com ele.
Além disso, é possível estreitar o relacionamento da empresa com o cliente utilizando, por exemplo, softwares de atendimento omnichannel automatizado, além de muitas outras soluções.
5. Integração do ambiente corporativo
A Tecnologia da Informação e Comunicação também facilita a troca de informações entre os colaboradores e promove uma comunicação empresarial simples e mais interativa na empresa.
6. Desenvolvimento de processos de aprendizagem
A inclusão digital fez com que muitas pessoas passassem a ter acesso à educação através de cursos a distância (EaD). E, além dele, muitos outros métodos e práticas foram desenvolvidos para promover um melhor ensino, como usar computadores durante as aulas, por exemplo.
Desvantagens da Tecnologia da Informação e Comunicação
Porém, apesar das muitas vantagens, em paralelo com essa evolução digital, também é possível perceber algumas desvantagens. Confira mais a seguir!
1. Perda de empregos
Os setores de manufatura, principalmente, podem sofrer razoavelmente com a implantação de TICs, devido ao aperfeiçoamento e automação de ferramentas.
- Solução: em vez de focar apenas na automação, as empresas devem investir na requalificação de seus colaboradores. Programas de capacitação para atuar em áreas estratégicas ou com as novas ferramentas tecnológicas são essenciais para manter os funcionários engajados e valiosos.
2. Brechas para ataques virtuais
As tecnologias que são utilizadas no digital abrem muitas oportunidades para os chamados ciberataques. O Brasil, por exemplo, é o 2º maior alvo de ataques cibernéticos no mundo, segundo relatório da empresa especializada Netscout.
Isto porque falta investimento das empresas em segurança cibernética, e o crescimento exponencial do uso de TICs nos últimos anos fortalece ainda mais a atividade de hackers online.
- Solução: a proteção proativa é a melhor defesa. Adotar soluções de segurança robustas, como firewalls e sistemas de detecção de ameaças, é crucial. O monitoramento contínuo da rede e a educação dos funcionários sobre boas práticas de segurança também ajudam a blindar a empresa.
3. Treinamento de funcionários
Implementar novas tecnologias sempre demanda um tempo de adaptação da empresa. Além disso, muitas vezes há dificuldades na hora de capacitar os funcionários para utilizar novas ferramentas.
- Solução: oferecer um suporte contínuo e planos de treinamento personalizados facilita a adaptação. A escolha de soluções com interfaces intuitivas e a colaboração entre equipes na fase de implementação também são fatores-chave para o sucesso.
4. Custos altos
Para algumas empresas, implementar novas tecnologias pode ser algo fora da curva e que demanda um certo investimento. Por isso, é importante planejar bem e guardar recursos para aderir a uma nova ferramenta que pode trazer bons resultados e otimizar muito as operações do negócio.
- Solução: as empresas podem optar por modelos de serviço baseados em nuvem (como SaaS e IaaS) que funcionam por assinatura, eliminando a necessidade de um grande investimento em infraestrutura física. Planejar a adoção gradual das tecnologias também ajuda a diluir os custos ao longo do tempo.
Quais são as novas tecnologias da informação e comunicação?
A pandemia da COVID-19 causou muitas mudanças no mundo, principalmente em quesitos econômicos. Para evitar sentir os efeitos da crise financeira nos últimos meses, muitas empresas precisaram se adaptar através de ferramentas que facilitam sua comunicação e seus processos no dia a dia.
Além disso, o mercado tecnológico está em crescimento constante, e investir nele se tornou algo essencial para as empresas, além de se tratar de um diferencial competitivo. Implementar novas ferramentas ou otimizar as tecnologias já existentes é importante para que as organizações se mantenham inovadoras e atuais. Explore a seguir algumas tendências do mercado de TIC para 2026:
1. Inteligência Artificial
Segundo o panorama de mercado de TI na América Latina, feito pela IDC, haverá uma luta por inteligência artificial superior e o talento em dados se intensificará em um curto prazo. Ao que tudo indica, a demanda por talentos de IA está acompanhando o crescimento do resto do mundo.
Porém, faltam profissionais qualificados nessa área. Segundo um estudo feito pela mesma corporação, os países da América Latina irão demandar mais de 225 mil especialistas em IA e cientistas de dados.
2. Nuvem
Ainda segundo a IDC, a nuvem será a grande aposta da área de TI nos próximos anos. Estima-se que cerca de 75% das grandes empresas na América Latina investirão em uma infraestrutura centrada em nuvem neste ano. Dados do estudo ainda indicam que cerca de 35% dos gastos das empresas estarão relacionados à infraestrutura de armazenamento.
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3. Automatização
A IDC ainda estima que ter um ecossistema de nuvem, com análises em tempo real e gestão de custos, será fundamental para a automação de negócios na América Latina e para a evolução do setor de TI.
4. Experiência Total (TX)
Segundo estudo feito pela Gartner, a tendência é que as empresas invistam em fornecer uma experiência total a seus clientes conforme as interações se tornam mais móveis, virtuais e distribuídas.
Ou seja, combinar a experiência do cliente, experiência do funcionário e experiência do usuário para revolucionar os resultados da empresa.
5. Internet de comportamentos
A internet de comportamentos, ou Internet of Behaviors (IOB), se aperfeiçoa com a ajuda das tecnologias que captam dados gerados pelas pessoas em seu cotidiano. Informações como:
- Dados comerciais de clientes;
- Mídias sociais;
- Implantação de reconhecimento facial em domínio público;
- Rastreamento de localização.
Ou seja, dados que podem ser utilizados pelas organizações para influenciar o comportamento humano. A Gartner estima que, até 2026, mais da metade da população estará sujeita a um programa de internet de comportamentos.
6. Operações espalhadas geograficamente
Espera-se que as empresas invistam em modelos operacionais que permitam o trabalho em qualquer lugar, por meio de experiências virtuais aprimoradas para clientes e funcionários.
7. Qualquer coisa como serviço (XaaS)
Essa estratégia consiste em sourcing em nuvem, abrangendo a aquisição de um leque completo de serviços de negócios e TI por assinatura. Segundo a Gartner, uma grande parte dos novos investimentos em TI será voltada para XaaS por parte das agências governamentais.
8. Valorização de pessoas
A IDC estima que, cada vez mais, donos de negócios e CEOs irão capacitar digitalmente seus funcionários de linha de frente em áreas como dados, segurança e IA para expandir sua produtividade e tomada de decisão.
Soluções de TIC para seu negócio
A implementação de ferramentas voltadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas empresas é essencial para otimizar processos e melhorar a comunicação. Atualmente, diversas soluções de gestão, armazenamento e relacionamento estão disponíveis, proporcionando vantagens significativas para a eficiência e segurança nos negócios.
1. Armazenamento em nuvem
O armazenamento em nuvem se tornou uma prática indispensável para as empresas, pois permite que os dados sejam armazenados de forma segura e acessível, com menor risco de vazamento de informações sensíveis. Além disso, essa tecnologia reduz custos com infraestrutura física e garante maior flexibilidade.
Com isso em mente, o Cloud Backup da Algar é uma solução robusta que não só protege dados importantes, mas também ajuda as empresas a otimizarem suas despesas operacionais, ao eliminar a necessidade de grandes centros de dados físicos.
2. Segurança de dados
Em um mundo cada vez mais digital, proteger as informações sensíveis de uma empresa é mais do que uma necessidade: é uma prioridade. Ferramentas de segurança de dados, como o Vision MEDR da Algar, oferecem um sistema eficiente de defesa contra ciberataques.
Essas soluções ajudam a monitorar, identificar e mitigar rapidamente possíveis ameaças aos dispositivos e dados corporativos, garantindo a integridade e a confidencialidade das informações da empresa.
3. Redes sociais
As redes sociais desempenham um papel crucial na comunicação e no marketing digital das empresas. Estar presente nas plataformas mais utilizadas não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica.
Além de permitir que as empresas se conectem com seus clientes de forma mais direta e pessoal, elas ajudam a construir uma imagem de marca sólida e a estreitar o relacionamento com o público-alvo.
O gerenciamento eficaz das redes sociais pode aumentar o engajamento, melhorar a visibilidade da marca e gerar novas oportunidades de negócios. Investir em uma gestão estratégica de redes sociais é fundamental para manter a relevância no mercado e se destacar entre a concorrência.
4. Segurança de rede
Garantir a segurança dos equipamentos e redes corporativas é imprescindível para prevenir acessos não autorizados e proteger as informações da empresa contra ataques cibernéticos. Softwares especializados em segurança de rede, como o SD Wan Super Seguro, da Algar, são essenciais para blindar a infraestrutura da empresa contra invasões.
Essas ferramentas criam camadas de proteção, monitorando constantemente as conexões e impedindo a exposição de dados sensíveis, tanto em redes internas quanto externas.
5. Gestão e produtividade
Em tempos de desafios, como a pandemia, manter os colaboradores conectados e produtivos se tornou mais complexo, mas também mais crucial. Ferramentas de gestão e produtividade, como softwares de controle de jornada e sistemas de colaboração online, permitem que os times operem de forma eficiente, mesmo à distância.
Essas soluções oferecem desde controle de horários e tarefas até canais de comunicação instantânea, promovendo a integração da equipe e a melhoria contínua da produtividade, sem perder a qualidade.
Aplicações práticas de TIC para pequenas e médias empresas
Apesar de soluções como armazenamento em nuvem e segurança de dados serem universais, a aplicação da TIC em micro e pequenas empresas tem foco em desafios específicos do dia a dia. Elas buscam ferramentas que otimizem a rotina e tragam resultados rápidos com investimento acessível. Conheça as principais aplicações:
Gestão de atendimento
As soluções de TIC para gerenciar o atendimento ao cliente estão entre as mais conhecidas. Elas oferecem agilidade e ajudam a aprimorar o relacionamento com os consumidores. Com essas ferramentas, empresas de pequeno e médio porte podem fazer a gestão de chamadas telefônicas, automatizar respostas e coletar dados para análises, garantindo um atendimento rápido e de qualidade, fundamental para uma experiência positiva do cliente.
Comunicação e colaboração
Para times que precisam trabalhar de forma integrada, a TIC oferece soluções que vão além de ferramentas gratuitas. Investir em plataformas que permitem reuniões virtuais, compartilhamento de arquivos e comunicação instantânea com a qualidade necessária é a melhor saída. Essas ferramentas possibilitam que as equipes trabalhem de onde estiverem, aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais.
Gestão financeira
Plataformas de gestão financeira são ótimas parceiras para pequenas e médias empresas. Elas automatizam várias tarefas de rotina, como emissão de notas fiscais, controle de estoque e fluxo de caixa. Com a automação, os profissionais da área se tornam mais produtivos, e as informações ficam mais protegidas, já que são armazenadas em servidores seguros.
Quais são os impactos da TIC nas empresas?
Agora que você já conhece os benefícios e a evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), provavelmente está se perguntando como essas inovações realmente funcionam nas empresas. As tecnologias de informação e comunicação proporcionam às empresas uma série de vantagens, tais como:
- Redução de custos;
- Melhor comunicação com o cliente;
- Melhor comunicação interna;
- Automação de processos;
- Baixo índice de erros;
- Maior segurança de dados;
- Maior mobilidade;
- Gestão otimizada;
- Maior produtividade.
Portanto, fica claro o quanto as novas tecnologias são fundamentais para as empresas. Elas devem ser implantadas de acordo com as necessidades específicas de cada organização para garantir os melhores resultados.
Como implementar TICs nas empresas?
Há alguns fatores que ajudam a direcionar as empresas quando o assunto é implementação de novas tecnologias. Aprenda-os com a Algar a seguir:
1. Entenda a necessidade da sua empresa
Quais são as dificuldades que sua empresa enfrenta? Há processos manuais? Dificuldade em assegurar a proteção de dados? É crucial compreender as áreas que precisam de melhoria e como as TICs podem solucionar esses desafios.
Dito isso, converse com seus funcionários, entenda os processos e a rotina de trabalho para identificar as necessidades da empresa e determinar quais ferramentas podem atender a essas demandas.
2. Ache a ferramenta correta
Após mapear as necessidades da sua empresa, você estará pronto para buscar a solução ideal. Pesquise, busque indicações e entenda as particularidades das opções disponíveis no mercado. Avalie o que cada ferramenta oferece e como ela pode realmente ajudar seu negócio a crescer e a otimizar processos.
3. Eduque seus colaboradores
Para que as novas ferramentas sejam utilizadas de forma eficaz, é essencial educar os funcionários. É importante que todos compreendam o motivo da implementação da solução e como ela contribuirá para a melhoria do trabalho diário e para o sucesso da empresa como um todo.
Além disso, ofereça suporte contínuo, garantindo que todos saibam como utilizar a solução contratada de forma eficiente, resultando em um impacto positivo nos processos da empresa.
4. Monitore o uso e os resultados
Por fim, o acompanhamento do uso da ferramenta é fundamental. Monitore como ela está sendo utilizada e analise os resultados que está trazendo. Esse monitoramento ajudará a identificar áreas que ainda precisam de ajustes e facilitará a tomada de decisões mais precisas para otimizar ainda mais o dia a dia do negócio.
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