Proteção de dados empresariais: como ter segurança no home office?

Escrito por humanos

A proteção de dados empresariais tem se tornado algo urgente para muitas empresas. Afinal, estamos falando de informações valiosas para o negócio.

Contatos, estratégias financeiras, arquivos e uma infinidade de documentos armazenados precisam estar devidamente protegidos. Isso implica em garantir a segurança dos dados na nuvem e dos dispositivos móveis usados pelos colaboradores.

Sobretudo com a intensificação do home office, esse assunto se tornou ainda mais urgente.

Continue lendo para entender como proteger os dados empresariais da melhora maneira!

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Icone de uma sala de multiconectada com servidor

Quais foram os impactos do trabalho remoto nas organizações?

Embora o home office já fizesse parte da realidade de muitas organizações, foi durante a pandemia que ele se massificou, sendo adotado por 46% das empresas.

Deixou de ser uma mera facilidade para se tornar a principal saída para que as empresas pudessem continuar suas atividades, mesmo durante o período de isolamento social. E, claro, para que os profissionais não perdessem seus empregos.

Para possibilitar o trabalho remoto, tanto as empresas quanto os colaboradores tiveram que passar por um processo de adaptação.

Afinal, nem todo mundo estava acostumado a trabalhar de casa, fazer reuniões virtuais ou usar plataformas de colaboração. Então, as pessoas tiveram que aprender a usar os recursos disponíveis para poder trabalhar.

Além disso, elas foram percebendo os benefícios dessa nova dinâmica. Tanto é que muitas empresas desejam manter o esquema de home office mesmo no período pós-pandemia.

Por que investir na proteção de dados empresariais?

Quando falamos de dados, é importante lembrar que cumprir as exigências da Lei de Regulamentação de Dados Pessoais (LGPD) não deve ser a única preocupação das empresas.

Com a adoção do trabalho remoto, a atenção voltada à proteção de dados empresariais só aumentou. Isso porque informações importantes e, muitas vezes, sensíveis para o negócio passaram a ser acessadas de diversos lugares.

Esse é o caso, por exemplo, de planos de negócio, listas de contatos, fluxo de caixa, documentos estratégicos, entre outros.

Ao estar conectado à internet, todo colaborador corre o risco de ter o computador infectado por vírus, ser alvo de hackers ou até mesmo de concorrentes.

Portanto, não é exagero nenhum dizer que os esforços voltados para a proteção de dados empresariais são urgentes.

Proteção de dados empresariais no home office: como fazer?

Veja a seguir quais são os principais cuidados que as empresas devem ter com a rede, dados do computador, dispositivos móveis e arquivos na nuvem:

1. Proteção da rede

O primeiro passo é proteger a rede por onde os colaboradores acessam a internet. Ela deve ser segura e configurada de forma adequada. Para isso, é preciso:

  • Configurar um roteador VPN: é a solução recomendada para que os dados sejam transmitidos por uma rede segura, protegida por criptografia;
  • Definir senha para o Wi-fi: a senha deve ser forte o suficiente para que não seja facilmente descoberta ou que pessoas indesejadas se conectem ao roteador;
  • Configurar o DNS: buscar bons servidores de DNS ajuda a evitar redirecionamentos para sites falsos que aparecem no lugar dos verdadeiros.

2. Proteção dos dados no computador

Depois de garantir a proteção da rede, é hora de voltar os cuidados para os computadores usados pelos colaboradores. Afinal, são onde boa parte das informações estão armazenadas.

Nesse sentido, algumas práticas não podem ser deixadas de lado:

  • Criptografia de dados: mesmo que os arquivos sejam roubados, não correm o risco de serem acessados se estiverem criptografados;
  • Uso de antivírus: as empresas devem pedir que os colaboradores sempre tenham um antivírus ativo em seus computadores.

3. Segurança de dispositivos móveis

Além dos computadores, muita gente usa tablets e smartphones para interagir com os colegas, fazer reuniões e realizar atividades do trabalho. E, no trabalho remoto, isso se tornou ainda mais comum.

Como você deve imaginar, esses dispositivos também precisam ser seguros para garantir a proteção de dados empresariais. 

Sendo assim, recomende aos colaboradores que sempre atualizem o sistema, protejam o aparelho por senha ou biometria e configurem perfis de gerenciamento.

4. Arquivos na nuvem

Criar um ambiente seguro para trocar arquivos também é uma prática fundamental. Portanto, use serviços de armazenamento em nuvem que ofereçam segurança.

Além disso, plataformas como o Google Docs e Microsoft Office 365 contam com recursos de colaboração para edição de textos, planilhas, apresentações, etc. Com eles, as mudanças são feitas em tempo real e salvas diretamente na nuvem.

Precisa de outras dicas voltadas à proteção de dados empresariais? Então, descubra como preparar sua empresa conta ataques de hackers!

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