Sua empresa presta serviços para clientes e tem somente no contrato qual foi a parceria firmada? Então, você precisa conhecer quanto antes o SLA (Service Level Agreement). Na prática, empresas e clientes podem ter objetivos diferentes. Por isso, o que você espera de um serviço pode, às vezes, não ser entregue como deveria.
A criação de um SLA é a ação mais simples que você pode desenvolver para não correr esse tipo de risco. Nesse conteúdo, você vai conhecer o que é o SLA, qual a sua importância para os negócios e o que você precisa fazer para colocá-lo em prática.
O que significa SLA e como funciona na prática?
SLA significa “Acordo de Nível de Serviço” (tradução de Service Level Agreement), e estabelece os detalhes de um serviço que o cliente espera receber do fornecedor. Esse documento define as responsabilidades de cada parte, os processos que serão realizados, as métricas de avaliação e as penalidades caso os níveis de serviço acordados não sejam alcançados.
Normalmente, o SLA é estabelecido entre empresas ou fornecedores e seus clientes, mas também pode ser feito entre dois departamentos em uma organização. Por exemplo, o departamento de TI pode firmar um SLA com outros setores da empresa, definindo prazos para resolução de problemas técnicos ou tempo de resposta para solicitações.
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Quais são as diferenças entre SLA, OLA e UC?
Além do SLA, existem outros acordos relacionados que são importantes para a gestão de serviços:
- OLA (Operational Level Agreement): é um acordo interno entre departamentos de uma mesma organização que define como eles trabalharão juntos para atender ao SLA. Por exemplo, se o departamento de atendimento ao cliente promete resolver problemas em 48 horas (SLA externo), pode haver um OLA definindo que o departamento de TI deve responder em até 24 horas;
- UC (Underpinning Contract): é um contrato com fornecedores externos que apoiam a entrega do serviço. Se sua empresa depende de um provedor de internet para oferecer serviços online, o contrato com esse provedor é um UC que sustenta seu SLA com os clientes.
Por que o SLA é essencial para empresas de todos os tamanhos?
O SLA é um documento fundamental que deve ser firmado entre empresas e clientes para deixar claras as responsabilidades e expectativas, garantindo uma comunicação próxima e transparente. No caso de problemas com o serviço, nenhuma das partes poderá alegar desconhecimento sobre as regras definidas. Isso garante que ambos os lados tenham o mesmo entendimento sobre todos os requisitos.
Qualquer contrato significativo sem um SLA associado (e revisado por um consultor jurídico) pode ficar aberto a interpretações erradas. Nesse sentido, o SLA visa proteger ambas as partes no contrato.
Para cumprir esse compromisso, os SLAs devem estar alinhados aos objetivos traçados. O desalinhamento pode ter vários impactos negativos em pontos essenciais como o valor passado pelo seu negócio, a qualidade da entrega do serviço e a experiência do cliente.
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Quais são as principais métricas e indicadores em um SLA?
Para que um SLA seja efetivo, é necessário definir métricas claras e mensuráveis. Alguns dos indicadores mais comuns são:
- Tempo de resposta: quanto tempo leva para reconhecer uma solicitação do cliente;
- Tempo de resolução: prazo para resolver completamente um problema;
- Disponibilidade do serviço: porcentagem do tempo em que o serviço está disponível (por exemplo, 99,9%);
- Taxa de erro: frequência com que ocorrem falhas no serviço;
- Capacidade e desempenho: velocidade e eficiência do serviço.
Essas métricas devem ser realistas, mensuráveis e alinhadas com as expectativas do cliente e a capacidade do fornecedor. Por exemplo, prometer uma disponibilidade de 100% é praticamente impossível, pois sempre haverá necessidade de manutenções ou possibilidade de falhas.
Como elaborar um SLA eficiente para sua empresa?
Para desenvolver um SLA correto, é importante entender quais são os principais componentes que devem constar no documento e qual a melhor ferramenta para criá-lo.
1. Inclua os componentes necessários
O SLA deve incluir componentes em duas áreas: serviços e gerenciamento. Os elementos de serviço incluem as especificações dos serviços fornecidos, como:
- Condições de disponibilidade de serviço;
- Período de tempo para cada tipo de serviço;
- Níveis de serviços prestados;
- Responsabilidades de cada parte;
- Compensações de custos.
Os elementos de gestão, por sua vez, devem incluir definições de padrões e métodos de medição, como:
- Processos de criação de relatórios;
- Frequência das análises dos indicadores de desempenho;
- Cláusula de indenização sobre violações de nível de serviço;
- Mecanismo de atualização de contrato.
2. Foque no monitoramento e gestão contínua de SLAs
Criar um SLA é apenas o primeiro passo. É necessário monitorar continuamente o desempenho para garantir que os níveis de serviço acordados estejam sendo cumpridos. Isso envolve:
- Implementação de sistemas de monitoramento automatizados;
- Revisões periódicas do desempenho com relatórios claros;
- Reuniões regulares com clientes para discutir o desempenho;
- Processos para lidar com violações do SLA.
Quando um SLA não é cumprido, é importante ter processos claros para identificar a causa, implementar correções e, se necessário, aplicar as penalidades previstas no acordo.
Confira também sobre o tráfego de rede e a importância de monitorar constantemente.
3. Utilize as ferramentas corretas para gerenciar seus SLAs
Para melhorar a eficiência desse documento tão importante, é essencial usar as ferramentas certas para manter o controle e a organização dos arquivos. Atualmente, duas abordagens são comuns:
Criação de documentos na própria máquina
Algumas empresas ainda utilizam o sistema de criação de arquivos comum. Nesse caso, os documentos são feitos em um computador e depois são impressos ou enviados por e-mail. O grande problema dessa alternativa está na dificuldade de fazer alterações após uma análise mais a fundo do SLA.
Arquivos e comunicação online
Com uma ferramenta de arquivos online, você terá um sistema de armazenamento e compartilhamento em nuvem que possibilita ter acesso aos documentos de qualquer lugar. Assim, fica mais fácil também fazer as edições necessárias nos arquivos sem a necessidade de um novo compartilhamento, já que tudo é salvo automaticamente.
Agora que você já sabe o que é o SLA e a importância que ele possui para qualquer negócio nas operações com seus clientes, que tal conhecer as soluções da Algar que podem ajudar sua empresa a implementar e gerenciar esses acordos com eficiência? Fale com nossos especialistas e descubra como podemos contribuir para o sucesso do seu negócio.