7 dicas de gestão de TI para grandes empresas

Escrito por humanos

A Gestão de TI tem papel fundamental no sucesso da operação de uma empresa. Por meio de soluções tecnológicas, por exemplo, é possível reduzir custos, aumentar a eficiência dos processos e ter mais agilidade nas tarefas.

Grandes empresas no mundo todo vêm adotando novas estratégias de Gestão de TI para alcançar esses e outros resultados. Neste artigo, você vai conferir quais são as iniciativas mais atuais que estão sendo usadas no mercado. Confira!

Gestão de TI: 7 dicas para aplicar em sua empresa

1. Transformar dados em inteligência

O uso da Internet das Coisas está mais presente dentro das organizações. O recurso é utilizado para analisar os dados coletados na cadeia produtiva e transformá-los em inteligência. As informações partem de dispositivos conectados.

2. Armazenamento em nuvem

Os dados coletados são armazenados na nuvem. Esse modelo proporciona maior segurança para as empresas. Outra vantagem é a redução de custos, pois não será mais necessário ter um ambiente dedicado ao armazenamento de dados bem como a manutenção dos recursos, energia, entre outras despesas.

Chegou a hora de modernizar sua TI. Conheça as soluções da Algar para empresas.

Tenho interesse
Icone de uma sala de multiconectada com servidor

Cloud BackUp

3. Dados processados na origem

Nem toda informação precisa ser armazenada. A empresa pode decidir quais são os dados que devem permanecer em seu banco e quais serão processados na origem. Isso é possível com o edge computing.

Com o recurso, o acesso às respostas é mais rápido e não é necessário ter uma infraestrutura de data center ou assinatura de banco de dados em nuvem. Apenas as informações mais importantes são enviadas e não todo o fluxo de dados.

4. Automação de processos

As empresas perdem muito dinheiro com o desperdício, atrasos na finalização dos processos, treinamento e capacitação de profissionais. A automação de processos elimina esses custos.

Na automação de processos, as atividades operacionais são configuradas para serem replicadas por robôs. É possível criar padrões de comportamento para serem repetidos pelos robôs de forma automatizada. Dessa forma, a empresa consegue direcionar os profissionais para atividades mais estratégicas.

5. Conformidade com as normas regulatórias

As empresas estão cada vez mais preocupadas em seguir os requisitos técnicos e internacionais. A Governança Corporativa, os relatórios financeiros, a privacidade e a segurança das informações são alguns dos processos que a empresa deve cuidar para não sair da conformidade.

6. Realidade aumentada e virtual

São recursos voltados para o cliente, que proporcionam uma melhor experiência. Em geral, quando falamos em realidade aumentada ou realidade virtual, as pessoas pensam em jogos. Porém, essas ferramentas podem ser aplicadas em diferentes contextos.

A realidade aumentada aprimora a experiência em relação a algo que já existe. A realidade virtual oferece um novo ambiente ao usuário. O uso dessas tecnologias pode melhorar a experiência do cliente com o produto ou serviço da marca.

7. Recuperação de desastres

Todas as empresas estão sujeitas a sofrerem com desastres, como uma pane elétrica ou uma inundação que leve a perda de informações. A Gestão de TI deve estar preparada para lidar com situações como essa. Ter um plano de recuperação de desastres ajudará a guiar os profissionais diante de problemas como esse, lidando com a situação e suas consequências.

Todas as tendências citadas neste conteúdo vêm sendo utilizadas por grandes empresas para tornar a Gestão de TI mais eficiente. Estar informado sobre cada uma delas é fundamental para saber onde e qual o momento certo de aplicá-las dentro da empresa.

empresas

Avalie este post

Continue explorando!